logo-autarquia

A obter dados...

História


Foi vila e sede de concelho entre 1159 e 1842. Era constituído pelas freguesias de Redinha e Tapéus e tinha, em 1801, 1 848 habitantes.

Habitada desde a romanização, teve o seu primeiro foral em 1159 que foi concedido por D. Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários.

Em 29 de Janeiro de 1186 o papa Urbano III faz seguir a bula Intelleximus ex autentico ao mestre e cavaleiros da Ordem do Templo para lhes confirmar as igrejas de Pombal, Ega e Redinha, construídas nas terras que lhes doara D. Afonso Henriques e toma-as debaixo da protecção da Santa Sé.

No século XIV com a extinção da Ordem do Templo passou para a Ordem de Cristo.

Teve foral novo, outorgado por D. Manuel I, a 16 de Maio de 1513, iniciando-se um período de prosperidade que veio a terminar com as invasões francesas. É hoje uma das freguesias mais importantes no panorama turístico concelhio.

Foi sede de concelho. Tinha edifício de Câmara, Prisão e Forca, tudo isto até às Invasões Francesas. Com este acontecimento todas as autoridades fugiram para Pombal, daí que deixou de ser concelho.

Ligou-se a Pombal no ano de 1842, do qual seria desmembrado por Decreto de Lei de 7 de Setembro de 1895 para integrar o de Soure; mas voltou definitivamente para o concelho de Pombal por vontade da população pelo Decreto de 13 de Janeiro de 1898.

Sobre a toponímia desta freguesia, algumas pessoas dizem que veio de Roda, passando a Rodinha e posteriormente a Redinha.

No primeiro quartel do século XX, Redinha era descrita pelo Guia de Portugal como uma “povoação muito pitoresca com os seus moinhos movidos pela corrente do Anços, afluente de Arunca. À entrada da vila, ponte de pedra de três arcos de grande antiguidade”. Crê-se que aqui existiu uma cidade romana, da qual existem bastantes vestígios inexplorados no século VIII.

Foi um fluorescente concelho, com edifício da câmara, cadeia, forca e o seu pelourinho de cabeça cúbica e levado sobre um escadório poligonal de cinco degraus.

Publicado por: Freguesia de Redinha

Última atualização: 19-01-2024